domingo, 1 de junho de 2014

Bloomsday 2014



E aqui estou novamente, outra vez de novo falando sobre as comemorações do Bloomsday aqui em Natal. O evento está sendo organizado pela 28° vez apresentando uma programação diversicada, interessante e atraente. Neste ano o Bloomsday começou com o III Curso de Estudos Irlandeses, ministrado pelo professor  visitante pela Capes Bruce Stewart durante os meses de Março e Abril (legal né? só soube agora! e se você só está lendo isto, também só soube agora e perdeu! se programe pra 2015). No dia 04 de Julho irá ocorrer uma conferência e mesa redonda com os professores Bruce Stewart (University of Ulster), Sandra Luna (UFPB), Marcel de Lima Santos (UFMG) e Francisco Ivan da Silva (UFRN) a partir das 9H no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN). Quem perdeu o curso (levantem a mão aqui comigo) terá uma boa oportunidade de aprender com os mestres sobre a literatura irlandesa. O legal é que a biblioteca ganhou do Bruce Stewart uma doação de mais de 400 títulos de uma de suas bibliotecas (vai valer muito a pena ouvir o que este cara tem a dizer).

Além do curso, o Bloomsday será comemorado com a apresentação da encenação Salomé Sou Eu (escrita pelo autor irlandês Oscar Wilde) sob a direção de Alex Beigui (que também dirigiu o Exilados durante as comemorações do Bloomsday de 2010) no Teatro Riachuelo durante o dia 03 de Junho. A encenação da Companhia Teatro da Androgenia terá duas apresentações (Brasil/Irlanda) com classificação indicativa de 16 anos, a entrada é franca e as senhas já podem ser retiradas no Teatro Riachuelo. Vai ser um evento único aqui em Natal e devo dizer que espero que continue sempre tendo apresentações de teatro com base da literatura irlandesa aqui em Natal. Ano passado teve a apresentação da Cia Ludens (SP) apresentando uma encenação com base no texto do irlandês Brian Friel e foi bem legal pra quem conseguiu ir.

E as comemorações do Bloomsday não terminam por aí! Amanhã começa a exposição fotográfica In Bloom, Dublin pelo olhar de James Joyce da jornalista e fotógrafa Lidi Lima-Conlon onde ela apresenta os lugares citados no livro Ulisses de James Joyce além de apresentar um ensaio fotográfico feito em Dublin com a personificação oficial do autor. As fotografias estarão disponíveis para venda com os organizadores da exposição.

E pra encerrar a programação, irá ocorrer no dia 06 de Junho haverá lançamento de livros, com apresentações musicais e comidas irlandesas no cardápio do Ateliêr Bar e Petiscaria. Mes parabéns a Ana Graça Canan, Francisco Ivan da Silva, Marcelo da Silva Amorim, com apoio do CCHLA, Departamento de Letras, Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas e Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e Capes por organizarem um evento tão bacana. Pretendo conferir tudo o que puder do evento e ,se tudo correr bem, um dia comemoro o Bloomsday na Irlanda pra ver de perto como é por lá. E sim! Eu não esqueci! Mais uma vez U2 pra se despedir. Namastê!

U2- Sunday Bloody Sunday


In Bloom, Dublin pelo olhar de James Joyce

Local: Livraria Saraiva (localizada no 3° piso do Midway Mall)

Dia e Hora: 02 de Junho às 19H (abertura)
03 a 14 de Junho (exposição aberta ao público)


Salomé Sou Eu

Local: Teatro Riachuelo (localizado no 3° piso do Midway Mall)

Dia e Hora: 03 de Junho (Terça-Feira) às 20H


Palestras

Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN)

Dia e Hora: 04 de Junho à partir das 9H

Bloomsday no Ateliê

Local: Ateliê Bar e Petiscaria localizado na Avenida Duque de Caxias, N° 182, Ribeira

Dia e Hora: 06 de Junho à partir das 19H

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...